Doenças da Próstata

CÂNCER DE PRÓSTATA

É o tumor maligno que mais atinge os homens, sendo também uma das maiores causas de morte. Estima-se que o risco de desenvolver esta doença é de aproximadamente 60 para 100 mil habitantes.

Quando fazer os exames?
A partir dos 45 ou 50 anos dependendo do histórico familiar. Esta avaliação deve ser feita ate os 80 anos aproximadamente.

Como é feita a avaliação?
Com o exame de sangue chamado PSA e toque retal, anualmente.

Quais os sintomas?
Dor ao urinar, sangue na urina, dificuldade em esvaziar a bexiga. Porém o paciente não deve esperar os sintomas para procurar ajuda, pode ser tarde demais!

Qual o melhor tratamento?
Se detectado precocemente a cirurgia é o tratamento de escolha. Radioterapia pode ser uma opção.

Existe cura? Tem como prevenir?
Sim, existem chances de até 90% de cura quando detectado e tratado precocemente. Dieta rica em frutas, verduras, vitaminas e pobre em gordura têm sido orientados como forma de prevenção, porém os estudos são inconclusivos sobre o real benefício.

O mais importante é fazer os exames de rotina, não esperar os sintomas aparecerem. Quando detectado no início as chances de ser curado e aumentar a sobrevida são infinitamente maiores.

HIPERPLASIA DE PRÓSTATA

Considerado o aumento benigno da próstata, também muito frequente e observada em praticamente em todos os homens a partir de meia idade.

Quais os sintomas?
Ardência ao urinar, acordar a noite para urinar, urgência, frequência, jato fraco, obstrução urinária. Sintomas estes que podem piorar muito a qualidade de vida se não tratados.

Como trato?
Medicamentoso inicialmente, com excelentes respostas. Existe o tratamento cirúrgico que está indicado quando ha falha na medicação, uso de sonda, sangramento recidivante ou desejo do paciente.