Urologia Feminina

Urologia Feminina

 

INFECÇÃO URINÁRIA DE REPETIÇÃO

Uma das maiores causas de visitas a urologistas, a cistite atinge grande parte das mulheres, estimando-se que até 50% das mulheres terão ao menos um episodio de infecção durante suas vidas.

E quais os principais fatores de risco?
– vida sexual ativa
– intestino preso
– menopausa

Existe tratamento? Como evitar?
Sim! Existem várias formas de controle das infecções, desde mudanças no hábito de vida até as vacinas para cistite.

 

INCONTINÊNCIA URINÁRIA

É definida como qualquer perda involuntária de urina, sendo as mais comuns aquelas após esforço ou antes de chegar ao banheiro ( urgência) .

Estima-se que seja a doença mais frequente na população acima dos 40 anos, inclusive maior que depressão e hipertensão arterial.

O tratamento, quando bem indicado, tem grandes chances de cura e controle, com melhora na qualidade de vida destas mulheres.

Existem basicamente 3 tipos de tratamento: medicamentoso, fisioterapia e cirurgia.

 

SÍNDROME DA BEXIGA DOLOROSA

Se você sente há mais de 6 meses dor na bexiga, urgência e frequência para ir ao banheiro ou ardor ao urinar, você pode estar sofrendo desta doença. Muito associada a depressão, fibromialgia e endometriose. Caracteristicamente há piora dos sintomas com a ingestão de certos tipos de alimentos, como o café e álcool por exemplo.

Como se faz o diagnóstico da doença?
Os exames disponíveis atualmente não são específicos para a doença. Podem auxiliar no diagnostico a cistoscopia com biópsia e o estudo urodinâmico.

Qual é o tratamento?
Basicamente medicamentoso, porém existem ainda tratamentos intravesicais e neuromodulação como opções de 2a linha.

 

Telemedicina

Devido ao difícil momento por qual estamos passando, a pandemia de COVID 19, estamos oferendo teleconsulta aos pacientes que querem evitar exposição indo ao consultório ou hospital.

Para agendamento ou tirar duvidas entre em contato através do e-mail

Dr. André Okimoto