Atualmente sabemos as dificuldades que existem na criação dos filhos: são escolas caras, inglês, natação, passeios, presentes, viagens ao exterior, intercambio etc.. E como sempre queremos dar o melhor para nossos filhos chega um momento em que é necessário planejar tudo para que não falte nada. Por isso é muito comum hoje em dia os casais procurarem ajuda do urologista para planejarem suas famílias e manterem o nível de conforto e qualidade de vida.
A vasectomia é atualmente um dos métodos contraceptivos mais procurados pela sua facilidade em realização e sucesso no desejo de não ter mais filhos.
QUEM PODE FAZER?
A Lei nº 9.263/1996 estabeleceu o planejamento familiar como um direito e orienta ações de atenção sexual e reprodutiva nos serviços de saúde do país, incluindo a contracepção. A norma foi alterada pela Lei nº 14.443/2022 para estabelecer as condições de acesso à esterilização voluntária.
A nova redação traz as seguintes alterações nos requisitos de elegibilidade:
- A idade mínima de homens com capacidade civil plena passa de 25 para 21 anos, independentemente do número de filhos vivos;
- Não é mais necessário o consentimento expresso de ambos os cônjuges para a realização de vasectomia;
COMO É FEITA?
- Realizada apenas em ambiente hospitalar para sua segurança. Anestesia é feita com sedação (você não se lembrará de nada!) e anestesia local.
- São feitos dois cortes ou apenas um no meio do saco escrotal e seccionados os ductos deferentes.

RECUPERAÇÃO
Muito simples. Pouca dor no pós-operatório. São necessários aproximadamente 3-5 dias de repouso, dependendo do tipo do seu trabalho.
Após o procedimento, o homem ainda pode liberar espermatozoides viáveis durante alguns meses, correndo o risco de engravidar a parceira. Por isso é necessária a realização de espermograma 3 meses após o procedimento e assim confirmar o sucesso da cirurgia.

