HPV em Homens – Devo me Preocupar?

HPV em Homens - PeniscopiaO HPV em homens é uma doença que, muitas vezes, não apresenta sintomas e, desse modo, o homem contaminado pelo vírus ainda pode transmiti-lo aos seus parceiros durante o ato sexual, mesmo sem saber que é portador do vírus.

O sintoma principal do HPV em homens é o surgimento de verrugas no pênis, escroto, ânus, boca e garganta.  Para um diagnóstico preciso é necessário fazer exames como peniscopia.

Mesmo que o homem não apresente nenhum sintoma a olho nu, ele pode transmitir o vírus do HPV para seus parceiros através do contato íntimo e por isso é recomendado usar preservativo durante o sexo vaginal, anal ou oral.

HPV em Homens - PeniscopiaEntão, sabendo o quão silenciosa pode ser a doença HPV em homens – devo me preocupar?

Sim. Embora seja de fácil prevenção, o HPV tem se tornado um vilão entre os homens. Devido ao seu crescimento alarmante, principalmente entre os jovens, a doença vem sendo tratada como epidêmica.

O vírus é passado através do contato íntimo entre peles com alguém infectado, durante relações sexuais como sexo oral, vaginal e anal, sem proteção.

Como devo me proteger do vírus do HPV?

Como é considerada uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), a principal forma de precaução é o uso do preservativo em todas as relações sexuais. Mas existem as vacinas, muito eficazes contra a proliferação viral no organismo. Elas protegem tanto homens quanto mulheres contra os tipos mais comuns de HPV. Uma curiosidade: A vacina se faz mais eficaz quando aplicadas em jovens entre 9 e 12 anos de idade, antes do inicio de atividade sexual.

O tratamento para HPV em homens é feito sob a indicação de um urologista e dependendo de cada caso, pode ser feito com uso de medicamentos ou cirurgia. Seja qual for a opção indicada, o tratamento objetiva controlar os sintomas e eliminar as lesões na pele, provocadas pelo vírus.

Mesmo que o vírus não seja extirpado definitivamente, uma vez que, ainda não há tratamento para a cura definitiva do HPV, realizar o tratamento auxilia na prevenção do câncer de pênis, garganta e ânus, tipos favorecidos pelo vírus.

O HPV em homens é realmente preocupante. Há cerca de 100 subtipos de HPV específicos que infectam as áreas genitais dos homens e dentre eles, alguns oncogênicos, que podem causar câncer menos comuns, como câncer de pênis, ânus e orofaringe.

Exames regulares, uso frequente de preservativo, higiene e atenção ao corpo, são imprescindíveis para a prevenção do HPV em homens.

Dr. André Okimoto
CRM-SP: 124.434
Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia

 

Telemedicina

Devido ao difícil momento por qual estamos passando, a pandemia de COVID 19, estamos oferendo teleconsulta aos pacientes que querem evitar exposição indo ao consultório ou hospital.

Para agendamento ou tirar duvidas entre em contato através do e-mail

Dr. André Okimoto