Neoplasias

TUMORES DE RIM

Câncer renal representa cerca de 3% de todos os cânceres. Nos últimos anos houve um aumento da incidência dos tumores renais devido ao maior acesso a exames de imagem como ultrassom e tomografia.

Qual a idade mais frequente?
O pico de incidência esta entre os 60 e 70 anos de idade, sendo um pouco mais frequente em homens.

Quais os principais fatores de risco?
Tabagismo e obesidade

Quais os sintomas?
A maioria é assintomática! Quando surgem, os mais comuns são hematúria (sangue na urina), dor e massa palpável.

Como é o tratamento?
Cirurgia radical na maioria das vezes. Dependendo do tamanho e localização do tumor, poderá ser feita a retirada parcial do rim com o tumor.

TUMORES DE BEXIGA

Câncer de bexiga é um dos tumores urológicos mais frequentes no dia a dia. Mais frequente em homens, e após os 70 anos de idade, na média.
Principal fator de risco é o tabagismo, que aumenta em até 4 vezes a chance de ter câncer de bexiga.
Em 85% das vezes o sintoma mais comum é o sangramento na urina. Dor ao urinar, aumento da frequência urinaria e perda de peso são outros sintomas observados menos comumente.
Diagnóstico e tratamento precoce são imprescindíveis para obter cura, já que se trata de um tumor com alto risco de progressão e metástase.

TUMORES DE TESTÍCULO

Tumores raros e que atingem cerca de 1 a 1,5% dos tumores em homens.
Ao contrário de outros tumores, as neoplasias de testículo são mais frequentes dos 15 aos 35 anos.
Os sintomas mais frequentes são dor e massa palpável. Daí a importância de o paciente estar sempre se examinando e observando. Na duvida sempre procurar por ajuda! Este tipo de câncer tem grandes chances de cura quando diagnosticados e tratados precocemente.

OUTROS TUMORES UROLÓGICOS

Bem mais raros, os tumores de pênis e da glândula adrenal (suprarrenal) são outros tumores que são o foco de tratamento realizado pelo urologista.
Como este assunto demanda muita preocupação e transtornos para o paciente, é importante que tenha um tratamento diferenciado e personalizado. Não tenha duvidas, marque uma consulta conosco e faça o que há de melhor em tratamento urológico.