Vasectomia – Quem pode fazer?

Vasectomia quem pode fazer?Quem pode fazer vasectomia, segundo a lei 9.263, são todos os homens acima de 25 anos ou que já tenham, ao menos dois filhos vivos ,e, também aqueles que sabem que a gravidez da cônjuge é suscetível a risco de vida.

Por compor o tópico da esterilização cirúrgica humana, a vasectomia é um dos poucos procedimentos médicos que possui uma legislação específica no Brasil.

Embora o procedimento seja reversível, somente quem pode fazer vasectomia  são os homens seguros de sua situação e de seu relacionamento. Sejam eles casados, divorciados ou solteiros. Por conta disso, após solicitar o pedido para a realização da cirurgia, é preciso esperar 60 dias. Tempo mais que suficiente para repensar a decisão.

Sabemos que há muitas dúvidas e tabus em torno do procedimento. Pensando nisso, listamos a seguir alguns esclarecimentos sobre a recuperação e sua eficácia para quem pode fazer vasectomia:

  • A vasectomia não interfere na potência sexual masculina e também não causa distúrbios de ereção – o pênis e os testículos não são envolvidos no procedimento.
  • A vasectomia também não interfere na ejaculação – pois os espermatozoides compõem menos de 10% do volume do esperma, e o restante do líquido seminal continuara saindo de forma habitual.
  • A recuperação é rápida – pode-se voltar a rotina normal em apenas 48 horas. Atividades físicas, esforços físicos e as relações sexuais são liberados após quinze dias.
  • Durante um período de 3 meses e depois de aproximadamente 20 ejaculações após o procedimento, é realizado o exame espermograma e até lá é preciso usar um método contraceptivo.
  • A vasectomia também não influencia na produção do hormônio masculino, a testosterona.
  • A incidência de complicações são muito poucas e quando ocorrem não têm gravidade.
  • Alguns convênios exigem, antes da aprovação do procedimento, a avaliaçao do paciente pelo planejamento familiar – avaliação psicológica.

 

Quem pode fazer vasectomia deve, principalmente, está seguro que não vai mesmo querer ter filhos.

Os homens que optam por esse procedimento desejam uma forma de contracepção segura e cômoda para eles e suas parceiras. Mas acima de tudo, buscam estabelecer um planejamento familiar.

Após a tomada de decisão, é preciso eleger um médico confiável para realizar a cirurgia e depois é só desfrutar de uma vida sexual com mais tranquilidade e segurança.

Dr. André Okimoto
CRM-SP: 124.434
Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia

 

Telemedicina

Devido ao difícil momento por qual estamos passando, a pandemia de COVID 19, estamos oferendo teleconsulta aos pacientes que querem evitar exposição indo ao consultório ou hospital.

Para agendamento ou tirar duvidas entre em contato através do e-mail

Dr. André Okimoto